Receitas

TIPOS DE SAL

Sal refinado

É um dos mais consumidos do mundo e o que possui menos nutrientes, resultado do processo químico que garante o refinamento. Uma de suas vantagens é que pode ser medido de maneira exata se comparado a sais de grânulos grossos. Versátil, pode ser utilizado em todos os tipos de preparo como assados, saladas e massas.

Sal grosso

Por não passar pelo mesmo processo químico que o refinado, esse tipo preserva mais nutrientes. Bom para temperar carnes de churrascos ou as que serão cozidas (ajudam a preservar a umidade interna das carnes).

 

Sal marinho
Resultado da evaporação das águas do mar. Pode vir nas versões refinada e não-refinada e ser cristalizado ou moído. Sua concentração de sódio é a mesma do sal comum e seu formato é mais rústico: os grãos são mais irregulares se comparados ao sal comum.

 

Sal Kosher

É puro e refinado. Geralmente é utilizado pelos judeus para fazer conservas, mantendo a nitidez da salmoura. Ele não contem carbonato de magnésio. Mais denso do que o sal comum, deve ser utilizado com cuidado.

 

Flor de sal
Seus grãos são transparentes e delicados é resultado dos cristais da camada mais externa das salinas após a evaporação das águas do mar. Geralmente é mais utilizada em saladas devido a sua textura crocante: a dica é acrescentar esse tipo de sal após o preparo dos pratos. É produzido em diversas regiões como Guèrande, localizada no norte da França.

 

Sal negro

De origem indiana, é recolhido em regiões vulcânicas. A quantidade de enxofre, mineral comum nessas áreas, resulta em uma coloração  acinzentada e ao mesmo tempo rosada. Tem um forte cheiro de enxofre e é utilizado para temperar aves e peixes durante o cozimento e até ser utilizado para dar um toque final aos pratos. Tem pouco sódio e seu consumo é recomendado a hipertensos e também é utilizado em tratamentos de medicina ayurvédica.

 

Sal havaiano

De cor avermelhada, esse sal é composto pela argila alaeca, cujo dióxido de ferro resulta na coloração forte. A quantidade de sódio é praticamente a mesma do sal comum, porém tem um sabor suave e pode ser utilizado em saladas, carnes e massa. 





Voltar



Rio de Janeiro
Av. das Américas, 8585 - Sala 549 - Vogue Square - Barra da Tijuca - Tel: (21) 99989-9977